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UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
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PROCESSO SELEIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR VOLUNTÁRIO

DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA

EDITAL 02-2021

 

O Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (DCCO/UFVJM), nos termos da Resolução nº 28 – CONSU, de 03 de outubro de 2008 e conforme critérios específicos expressos no presente edital torna público que estão abertas as inscrições para seleção de uma vaga para professor voluntário para atuar nos Cursos de Ciências Contábeis e Administração do Campus do Mucuri da UFVJM, em Teófilo Otoni/MG.

1. Das normas para prestação de serviços voluntários:

1.1 Este edital segue as normas para prestação de serviços voluntários no âmbito da UFVJM deliberadas pelo Conselho Universitário (CONSU) em Resolução nº 28, de 03 de outubro de 2008, respeitando os termos da Lei nº 9.608, de 10 de fevereiro de 1998.

1.2 De acordo com a Resolução nº 28 do CONSU, de 03 de outubro de 2008, considera-se serviço voluntário as atividades não remuneradas, prestadas à Universidade por pessoas físicas, sem distinção de qualquer natureza, sejam elas brasileiras ou estrangeiras residentes no país, maiores, devidamente capacitadas e habilitadas, com objetivos que incluem o propósito do edital, ou seja, execução de atividades educacionais/científicas, conforme dispõe o art. 1º da Lei 9.608/98.

1.3 O Serviço voluntário não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim.

1.4 O Serviço voluntário será exercido mediante assinatura de um Termo de Adesão (ANEXO 1), que será firmado pelo professor selecionado. O Termos de Adesão constará obrigatoriamente a qualificação das partes, o objeto com a descrição das funções inerentes ao serviço a ser prestado, duração e horário das atividades que não poderão ser superiores a 40 (quarenta) horas semanais. O Termo de Adesão poderá ser prorrogado, a critério do Departamento de Ciências Contábeis, de acordo com o professor selecionado, por meio de um termo aditivo.

1.5 O Professor selecionado deverá seguir as normas internas do Departamento de Ciências Contábeis, bem como da UFVJM. Deverá zelar pelo patrimônio público, tratar com urbanidade e respeito os dirigentes, docentes, alunos, servidores técnico-administrativos e as pessoas da comunidade usuárias dos atendimentos da Instituição, tendo o direito de receber o mesmo tratamento.

1.6 Ao término do prazo, o professor terá direito a um certificado de serviço prestado, a partir de solicitação dirigida à Chefia do Departamento de Ciências Contábeis.

1.7 A prestação de serviço voluntário poderá ser interrompida a qualquer momento, a pedido do professor voluntário selecionado ou por conveniência da Chefia do Departamento de Ciências Contábeis, sem gerar qualquer ônus para ambos.

2. Da inscrição

2.1 Poderão inscrever-se no processo seletivo que trata este edital graduados em cursos da área de Ciências Sociais Aplicadas.

2.2 Os candidatos se inscreverão obrigatoriamente através de requerimento a ser preenchido (ANEXO 2) e encaminhado ao e-mail: dcco@ufvjm.edu.br. O Cronograma do Processo Seletivo Simplificado encontra-se no ANEXO 3.

2.3 Juntamente com o Requerimento de Inscrição, os candidatos deverão entregar a documentação exigida, relacionada no ANEXO 3.

2.4 A Chefia do Departamento de Ciências Contábeis deverá proceder com a análise da documentação encaminhada pelos candidatos e, posteriormente, proceder com o deferimento da inscrição.

3. Do Processo Seletivo Simplificado

3.1 O Processo Seletivo Simplificado se constituirá por:

I. Análise do Currículo Lattes/CNPq dos candidatos;

II. Prova didática, sobre tema referente à área de interesse, sorteado com 24 horas de antecedência. A prova didática terá no mínimo 50 minutos e no máximo 60 minutos, sendo que a Comissão Examinadora poderá retirar pontos do candidato se o mesmo não cumprir esta carga horária.

3.2 O Processo Seletivo Simplificado será conduzido sob a responsabilidade de uma Comissão Examinadora, composta por 3 (três) docentes do Departamento de Ciências Contábeis.

3.3 Os temas de estudo para as provas, bem como o Cronograma do Processo Seletivo Simplificado constam no ANEXO 3 deste Edital.

 

Teófilo Otoni, 08 de setembro de 2021.

 

 

Prof. Marcos Valério Martins Soares

Chefe do Departamento de Ciências Contábeis

DCCO/FACSAE /UFVJM – CAMPUS MUCURI

 


ANEXO 1

TERMO DE ADESÃO

 

Termo de adesão que celebra ______________________________________com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, com vistas à prestação de serviço voluntário, nos termos da Lei nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998 e do art. 74 do Estatuto da UFVJM.

Pelo presente termo de adesão, _____________________________________________, de nacionalidade Brasileira, Estado Civil: _____________________, RG:_____________, Órgão:__________, CPF nº. _____________________________, residente no endereço: ______________________________________, ______________, _________________ , na cidade de ___________________________, UF: _______________, compromete-se a prestar serviço voluntário à Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, de acordo com as cláusulas e condições seguintes:

 

1. O docente voluntário foi devidamente aprovado (a) em Processo Simplificado de Avaliação nº ___/2020, nos termos da Resolução nº 28 – CONSU, de 03 de outubro de 2008. (Ou “O docente voluntário foi dispensado(a) do Processo Simplificado de Avaliação em virtude de ser aposentado(a) no âmbito das Instituições de Ensino Superior Públicas e/ou aprovado(a) em Concursos Públicos em Instituições de Ensino Superior Públicas, na área de conhecimento em que exercerá o serviço voluntário.

2. O docente prestador do serviço voluntário exercerá suas atividades junto ao Departamento Contábeis, submetida a uma jornada semanal de ___ horas (mínimo de 10 e máximo 40).

A atividade a ser exercida pelo docente consistirá em ministrar aulas teóricas e práticas na(s) Disciplina (s) que compõe(m) a área de conhecimento na qual o candidato prestou o processo seletivo.

3. A prestação de serviço realizada pelo docente não será remunerada e não gerará vínculo empregatício ou funcional com a UFVJM, nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim, nos termos da Lei nº 9.608/98.

4. O docente exercerá suas atividades sob subordinação hierárquica à Chefia do Departamento Ciências Contábeis.

5. O docente não poderá votar nem ser votado para quaisquer cargos de administração ou representação no âmbito da Universidade.

6. O docente poderá participar das reuniões do Departamento de Ciências Contábeis, com direito a voz e sem direito a voto.

7. O docente compromete-se, durante o período da prestação de serviço voluntário, a observar e cumprir a legislação competente e as normas internas da Universidade, sob pena de suspensão da prestação do serviço, assegurando, em todos os casos, o direito ao contraditório e a ampla defesa.

8. A prestação de serviço voluntário dar-se-á pelo período de seis meses a contar da data do presente Termo de Adesão, permitida a prorrogação através de Termo Aditivo, nos termos da Resolução nº 28 – CONSU, de 03 de outubro de 2008.

 

Teófilo Otoni, ___ de _______________ de 2020

 

 

___________________________________

Professor Voluntário

 

____________________________________

Prof. Marcos Valério Martins Soares

Chefe do Departamento de Ciências Contábeis

 

_____________________________________

Prof. Wederson Alves Marques

Diretor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas – FACSAE

 

 

ANEXO 2

REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO

 

 

Eu, __________________________________________, CPF Nº _______________, venho requerer minha inscrição no PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR VOLUNTÁRIO do Departamento de Ciências Contábeis, para oferta da disciplina de Metodologia Científica.

 

 

Em anexo a este requerimento envio a seguinte documentação exigida:

  1. Currículo Lattes/CNPQ

  2. Comprovante de Graduação em Cursos da área de Ciências Sociais Aplicadas.

 

_____________________________________

Assinatura do Candidato

 

Data de recebimento da inscrição: ___/___/___

 

Assinatura do responsável pelo recebimento: _______________________

 

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COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO

 

Eu, __________________________________________, CPF Nº _______________, venho requerer minha inscrição no PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR VOLUNTÁRIO do Departamento de Contábeis, para oferta da disciplina de Metodologia Científica.

 

Em anexo a este requerimento envio a seguinte documentação exigida:

  1. Currículo Lattes/CNPQ

  2. Comprovante de Graduação em Cursos da área de Ciências Sociais Aplicadas.

 

Assinatura do Candidato: ____________________________________________

 

Data de recebimento da inscrição: ___/___/___

 

Assinatura do responsável pelo recebimento: ____________________________

 

ANEXO 3

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR VOLUNTÁRIO

CRONOGRAMA

Período de Inscrição: 09 a 13 de setembro de 2021.

E-mail: dcco@ufvjm.edu.br

Sorteio para Prova Didática: 14 de setembro de 2021, às 09 horas na sala virtual disponível no link 

Prova Didática: 15 de setembro de 2021, a partir das 09 horas em link que será informado ao candidato via e-mail cadastrado na inscrição..

 

PROGRAMA PARA ESTUDO

 

ÁREA DE CONHECIMENTO: Metodologia Científica

1. Fundamentos da Metodologia da pesquisa
2. Ciência e Conhecimento Científico
3. Métodos Científicos
4. Pesquisa
5.Técnicas de Coleta de Dados
6. Projeto de Pesquisa.
7. Construção de citações conforme ABNT 10520
8. Construção de referências de acordo com ABNT 6023
9. Trabalhos acadêmicos, conforme ABNT 14724
10. Publicações Científicas
11. Prática de fichamentos, resumos e resenhas
12. Fontes de Pesquisa aplicada a contabilidade e Administração

 

 

Bibliografia Básica:

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2007.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2001.
RUIZ, João Álvaro. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2006.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Editora Atlas, 2009.

Bibliografia Complementar:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação citações em documentos apresentação. Rio de Janeiro, 2002.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação – referências elaboração. Rio de Janeiro, 2018.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação e documentação trabalhos acadêmicos - apresentação. Rio de Janeiro, 2011.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6024: informação e documentação – numeração progressiva das seções de um documento escrito Apresentação. Rio de Janeiro, 2012.
BARROS, Aidil Jesus da Silveira. Fundamentos de metodologia científica: um guia para a iniciação científica. 2. ed. São Paulo: Pearson Education, 2000.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
DEMO, Pedro. Metodologia científica em Ciências Sociais. 3. ed. São Paulo: Editora Atlas, 1985.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projeto de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Editora Atlas, 1996.

SILVA, Antônio Carlos Ribeiro da. Metodologia da pesquisa aplicada a contabilidade Salvador: UFBA, Faculdade de Ciências Contábeis, 2017
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.


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Documento assinado eletronicamente por Marcos Valerio Martins Soares, Chefe de Departamento, em 09/09/2021, às 10:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23086.010526/2021-33 SEI nº 0456971